A lúcia-lima (Aloysia citriodora), também chamada de limonete ou lúcia-da-índia, é uma planta medicinal cujas folhas e flores concentram substâncias anti-inflamatórias, antiespasmódicas, antioxidantes, antibacterianas, digestivas e calmantes. Comercializada em mercados, feiras livres e lojas de produtos naturais, seu uso deve ser orientado por médico ou profissional de saúde habilitado.
Principais benefícios
Estudos laboratoriais, clínicos preliminares e a tradição popular apontam 12 possíveis aplicações:
1. Diarreia – O óleo essencial apresenta atividade bacteriostática contra microrganismos do trato intestinal, contribuindo para reduzir a intensidade dos episódios.
2. Digestão – O extrato relaxa a musculatura gastrointestinal, melhora o trânsito e diminui o desconforto da indigestão.
3. Cólica – A planta diminui a contração excessiva dos músculos do intestino e do útero, aliviando espasmos e dor.
4. Infecção urinária leve – Há indícios de que o extrato dificulte a multiplicação de bactérias no trato urinário, mas mais pesquisas são necessárias.
5. Gases e inchaço – A regulação da microbiota e a menor fermentação intestinal reduzem a formação de gases.
6. Dores musculares – O consumo em chá ou extrato pode diminuir a produção de compostos inflamatórios relacionados à dor.
7. Febre – Usada tradicionalmente para baixar temperatura, possivelmente graças à ação anti-inflamatória.
8. Sintomas de asma – A regulação da inflamação pode explicar o alívio relatado por alguns usuários.
9. Qualidade do sono – Estudo mostrou melhora do descanso após oito semanas de consumo.

Imagem: médicos e profissiais de saúde de di
10. Nervosismo e agitação – Pesquisas indicam promoção de relaxamento, efeito que pode ser potencializado com tília ou hortelã-pimenta.
11. Enxaqueca – A redução da tensão muscular e da inflamação pode diminuir a intensidade das crises.
12. Controle de peso – Extrato combinado com hibisco elevou leptina e colecistocinina e reduziu grelina, hormônios ligados à saciedade, em estudos com adultos com sobrepeso.
Formas de uso
Chá – Ferva 1 xícara de água, adicione 1 colher (sopa) de folhas secas, tampe por 10 minutos, coe e beba morno. A recomendação é de 1 xícara de 2 a 3 vezes ao dia, após as principais refeições.
Óleo essencial – Rico em citral, cineol, geraniol e limoneno, é usado em aromaterapia para ansiedade, insônia e estresse. Inalar diretamente de 3 a 7 vezes por sessão ou pingar 2 a 3 gotas em água no difusor de ambiente.
Possíveis efeitos colaterais
O chá é bem tolerado em curto prazo e nas quantidades sugeridas; uso prolongado ou excesso pode causar irritação estomacal.
Contraindicações
A planta não deve ser utilizada por gestantes, lactantes e pessoas com problemas renais. O óleo essencial é contraindicado para ingestão oral.
A orientação profissional é indispensável antes do consumo de qualquer produto à base de lúcia-lima.
Com informações de Tua Saúde