Especialistas em fitoterapia listaram sete recursos naturais que podem auxiliar na redução de sintomas de ansiedade e estresse. As opções envolvem plantas com compostos de ação calmante, sedativa ou relaxante, mas o uso deve ser complementar ao acompanhamento médico ou psicológico.
Kava-kava
Piper methysticum, nome científico da planta, contém kavalactonas associadas a efeito semelhante ao de benzodiazepínicos. Extratos padronizados de 50% a 70% de kavalactonas podem ser ingeridos na dose diária de 60 mg a 120 mg. O chá é preparado com 1 colher de sopa da raiz fervida em 500 ml de água por 10 a 15 minutos, consumindo-se de duas a três porções por dia.
Valeriana
Indicada principalmente para quem sofre com noites mal dormidas, a Valeriana officinalis traz ácido valérico que atua no sistema nervoso. Cápsulas de 450 mg podem ser tomadas cerca de 30 minutos antes de dormir; outra alternativa é usar três doses diárias de 100 mg. No formato de infusão, utiliza-se 1 colher de sopa da raiz em 300 ml de água fervente e ingere-se 30 a 45 minutos antes de deitar.
Ashwagandha
Conhecida como ginseng indiano (Withania somnifera), apresenta efeito adaptógeno, reduzindo a produção de cortisol. A recomendação usual é de 500 mg, uma ou duas vezes ao dia, ou 1 xicara de chá feita com 1 colher de chá da raiz seca em 120 ml de água fervente, por até seis meses.
Erva-cidreira
Melissa officinalis é rica em ácido rosmarínico, fenólicos e flavonoides que elevam a atividade do neurotransmissor GABA. Para o chá, adiciona-se 1 colher de sopa de folhas a 200 ml de água fervente, até três vezes ao dia, durante no máximo duas semanas. Cápsulas variam de 300 mg a 600 mg, três vezes ao dia.
Camomila
Matricaria recutita possui apigenina, óleo essencial e glicosídeos com efeito tranquilizante. O preparo usa 2 colheres de chá de flores secas em 250 ml de água fervente, com tempo de infusão de 5 a 10 minutos. Podem ser ingeridas até três doses diárias.

Imagem: Internet
Lavanda
Também chamada de alfazema (Lavandula spp.), apresenta propriedades sedativas e ansiolíticas. O chá leva 1 colher de sobremesa de flores em 200 ml de água fervente, três vezes ao dia. Óleo essencial pode ser aplicado no travesseiro ou em aromatizadores, usando de três a quatro gotas.
Erva-de-são-joão
Hypericum perforatum contém hipericina e hiperforina, compostos usados tradicionalmente contra depressão leve, ansiedade e insônia. O chá é feito com 1 colher de chá de flores e folhas em 250 ml de água fervente, de duas a três vezes por dia. Cápsulas podem ser administradas três vezes ao dia, enquanto tinturas exigem de 2 mL a 4 mL diluídos em 100 ml de água, também três vezes ao dia.
Orientações e restrições
As substâncias ativas presentes nessas plantas exigem acompanhamento profissional. O uso não é indicado para gestantes, lactantes, crianças ou pessoas imunossuprimidas. A recomendação é procurar orientação de médico ou fitoterapeuta antes de iniciar qualquer preparação.
Com informações de Tua Saúde